sábado, 27 de fevereiro de 2010

Feromônios



Muitos estudos recentes têm mostrado algumas descobertas importantes quanto aos famosos feromônios. Essas substâncias são constituidas por moléculas especificas que permitem a comunicação química entre indivíduos de uma mesma espécie, desencadeando, posteriormente, comportamentos como atração de parceiros, dispersão (na presença de predadores, p. ex) e agrupamento.


Sabendo-se que as novas descobertas são de extrema importância para as pesquisas com essas extraordinárias moléculas, algumas informações e curiosidades a cerca dos feromônios são, a priori, necessárias para entender e justificar o porque de serem tão aclamadas.


Estudos mostraram que a mesma molécula que compõe o feromônio das fêmeas de elefantes ("(Z)-7-dodecen-1-y1 acetate") são as que compoe o feromônio das fêmeas de mariposas. Ou seja, o "(Z)-7-dodecen-1-y1acetate" é o principal componente do coquetel responsável por atrair sexualmente machos nessas duas espécies nitidamente e evolutivamente diferentes. Porém, machos de mariposas não são atraídos pela urina de fêmeas de elefantes, pois no caso das lepidopteras, os feromônios de atração sexual são compostos por várias outras moléculas que também possuem suas importâncias.


Existem muitos outros componentes de feromônios que já foram descobertos em diferentes animais, como anemonas, mariposas, antílopes, salamandras, insetos e elefantes. Alguns deles são: benzaldeído, "2-tridecanone", "dehydro-exo-brevicomin", entre outros.

Há muito o que se descobrir sobre os feromônios e suas ações, porém há muito também para se saber de informações que estão disponíveis em livros e trabalhos científicos.




Até mais...e em breve mais feromônios e muito mais comportamento!

Um comentário:

  1. Olá,
    adorei seu blog, você escreve muito bem...você tem esses trabalhos que explicam sobre os feromônios?!
    Abraço.

    ResponderExcluir