
É claramente sabido que para qualquer animal o comportamento é conspícuo e intrínseco. Essa característica gera alguns padrões especiais, relacionados ao hábito alimentar, vida social, cuidado parental, comunicação, entre outros. Um exemplo de comportamentos notáveis de mamíferos colossais, é a capacidade de migração das baleias, em especial as Baleias Jubarte.
Esses gigantes nadam quilômetros para conseguirem permanecer vivos e perpetuarem sua espécie. Assim sendo, basicamente, as baleias Jubarte migram por dois fins, a alimentação e reprodução. Mas, não são criaturas errantes, e sim mamíferos que possuem instintos naturais que guiam suas viagens rumo a ambientes propicios e pré-destinados. As áreas destinadas à alimentação, por exemplo, são aquelas em que o nível de invertebrados se encontram alto no período destinado ao forrageio intenso.
Quanto aos locais de reprodução, esses são escolhidos seguindo exigências ambientais, ou seja, somente aqueles que possuem condições propícias para o acasalamento, parto e cuidado parental, são utilizados. Temperatura da água e marés são algumas das condições exigidas.
O comportamento migratório destas baleias são baseados não somente nos componentes ambientais, mas também em padrões comportamentais associados à vida em grupo. O principal deles é a segregação ordenada dos indivíduos, indicada por fatores sociais ou faixa etária.
Assim, através de estudos cada vez mais completos sobre estes animais e seus comportamentos, é que desenvolvemos uma noção da complexidade destes mamíferos aquáticos.
Fernando
Ler mais sobre:
Behavior of humpback whales, Megaptera novaeangliae (Cetacea:
Balaenopteridae): comparisons between two coastal areas of Brazil.
Diana G. Lunardi ; Márcia H. Engel & Regina H. F. Macedo (trabalho científico)
Video: